segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ASUS G75VW, um notebook voltado para gamers



ASUS G75VW
Quais são as características que um notebook deve ter para ser considerado voltado para gamers? Desempenho muito acima da média? Visual matador? 3D? Que tal todas elas juntas? Esse é o caso do G75VW da ASUS que chegou em nosso laboratório de testes nessa semana. Ele traz todas as características da série Republic of Gamers (ROG) da empresa, embora tenha escorregado em alguns pontos.
Basta dar uma primeira olhada nele para perceber que não se trata de um modelo convencional. Além do tamanho e largura do aparelho, a própria construção acaba denunciando qual é o seu público-alvo: usuários que querem jogar os últimos lançamentos em qualquer lugar com o máximo de desempenho. Convenhamos, ele não é nada portátil: com mais de 41 cm de largura e pesando cerca de 4,5 kg, não é algo ideal para se transportar todos os dias.
E por que esse 'desktop móvel' é tão grande? Componentes de alto desempenho esquentam muito mais do que estamos acostumados no dia a dia, e em notebooks esse detalhe é ainda mais marcante, afinal não há espaço para grandes coolers ou sistemas de resfriamento líquido. Além disso, em jogos, a máquina trabalha boa parte do tempo em sua capacidade máxima, então os componentes precisam trabalhar em baixa temperatura para garantir o seu funcionamento a longo prazo.
Com nada menos do que um processador Intel Ivy Bridge (4 núcleos, 8 threads), 12 GB de memória RAM DDR3 1600 MHz e placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 670 (com 3 GB de memória dedicada GDDR5), o G75VW é capaz de rodar com folga boa parte dos lançamentos atuais inclusive com a possibilidade de converter os games para 3D com a tecnologia 3D Vision da NVIDIA, bastando apenas ativá-la com um botão dedicado ao lado do liga/desliga.
ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW ASUS G75VW
ASUS G75VW
ASUS G75VW slideshow lupa
Em nossos testes percebemos que o 3D não funciona perfeitamente em todos os jogos, embora não seja culpa da tecnologia em si. Em MMOs, como League of Legends e Diablo III, a conversão para 3D funcionou perfeitamente. Ficamos mais de 3 horas utilizando a máquina com as configurações no máximo sem observar nenhum problema, funcionando em games que não possuem essa opção nativamente.
O  G75VW possui alguns pontos essenciais para todo gamer: teclado grande com teclas espaçadas, apoio confortável para utilização durante longos períodos de jogos e uma tela de 17,3 polegadas com resolução Full HD (1920x1080) com brilho, cores e contraste acima da média. Embora gamers costumem utilizar mouses específicos ou joysticks USB, o touchpad não faz feio, sendo bastante preciso e confortável para a execução de tarefas do dia a dia.
Em relação às conexões, temos todas que poderíamos esperar de um modelo nessa faixa de preços: 4 portas USB 3.0, uma saída de vídeo HDMI, uma conexão Thunderbolt, uma saída de vídeo analógica VGA (??), leitor de cartões SD/MS/MMC), saída óptica de áudio SPDIF, entrada de microfone e saída de fone de ouvido, conexão RJ-45 parainternet e um leitor de Blu-Ray, sendo o suficiente para utilizá-lo com qualquer aparelho, como TVs e sistemas de som.
O sistema de som SonicMaster nos agradou bastante. Ele tem um subwoofer integrado para dar uma força nos graves, e isso é essencial para usuários que rodam games FPS. Embora o volume não seja tão alto, é o suficiente para agradar quem está utilizando a máquina. Para armazenamento o G75VW traz dois discos rígidos de 7200 rpm e 500 GB cada um, mas funcionam como unidades independentes (sem Raid) e não trazem o desempenho esperado.
A duração de bateria nos desagradou bastante, durando cerca de 40 minutos em jogos fora da tomada. Consideramos mais como um nobreak integrado para quedas de energia do que algo que agrade aos usuários que pretendem utilizar a máquina para tarefas comuns.

Desempenho

Por ser voltado exclusivamente para gamers, rodamos apenas o benchmark 3DMark 11. Nesse teste o ASUS G75VW alcançou a marca de 959 pontos, valor alto o suficiente para aguentar os games mais modernos, mas em alguns deles será necessário diminuir os filtros e efeitos para ter uma melhor fluidez de imagens.
Quando o modo 3D é ativado a tela passa a trabalhar com uma frequência de 120 Hz, o que faz com que o desempenho apresente uma ligeira queda.
ASUS G75VW 3DMark 11

Conclusão

O modelo que recebemos para testes pode ser encontrado no mercado brasileiro por cerca de R$ 7500. Sim, é um valor bastante alto, mesmo para um notebook gamer com essas configurações, o que faz com que o público-alvo seja apenas as pessoas que necessitam de uma máquina para jogar em qualquer lugar e irão utilizar os recursos adicionais, como o 3D.
Essa configuração pode ser facilmente montada em um desktop por menos da metade do preço, mas sem a possibilidade de transportá-lo livremente para qualquer lugar. Usuários que estão interessados somente em desempenho bruto, e não nos recursos adicionais, podem encontrar essas especificações por um preço muito menor, tanto em desktops quanto em notebooks.
Mais do que especificações, o G75VW traz um visual especificamente voltado para o público gamer, combinando um design e construção bastante agressivos com uma discreta cobertura emborrachada em preto, o que para muitos é um diferencial importante na hora de jogar com imersão completa.
Vantagens
  • Excelente acabamento
  • Sistema profissional de refrigeração
  • Tecnologia 3D Ativa de alta qualidade
  • Desempenho de acordo com seu público alvo
  • Tela de alta qualidade
Desvantagens
  • Preço bastante alto pelas configurações
  • Sistema de armazenamento abaixo do esperado, onde o ideal seria um Raid 0 entre os dois HDs de 500 GB ou uma combinação de SSD e HD para armazenar os jogos
  • Sistema operacional Windows 7, mesmo com o Windows 8 disponível no mercado há algum tempo


www.caracas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário