quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Curitiba deverá receber conexão 4G na próxima segunda-feira



4G
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou nesta terça-feira (29) que Curitiba (PR) será a segunda cidade a receber a conexão móvel da quarta geração (4G) no país. O anúncio foi feito durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. A primeira cidade a receber o 4G foi Recife (PE) e a estreia da novaconexão na capital paranaense está programada para a próxima segunda-feira (4). As informações são da Agência Brasil.
A cidade receberá o 4G por meio da operadora Claro - mesma empresa que inaugurou a nova conexão de internet móvel em Recife em dezembro de 2012. Brasília, segundo o ministro, também já estaria pronta para receber o 4G, mas como nem todos os espectros necessários para essa conexão foram liberados, o serviço ainda não pode ser prestado à população local.
"A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está monitorando, porque as empresas têm um prazo para desocupar o espectro. No caso de Brasília, por exemplo, várias empresas já instalaram suas torres e antenas. Todas estão em condições de funcionamento, mas desligadas, porque não podem conflitar com outros serviços. Acho que vai ser bem rápido, o 4G vai chegar rapidão", afirmou Bernardo.
Com base no leilão da frequência feito pela Anatel, as empresas de telecomunicações têm até abril deste ano para disponibilizar o espectro e instalar o 4G nas cidades que serão sedes da Copa das Confederações 2013. Curitiba, que não será sede de nenhum dos jogos do evento, teve prioridade no lançamento do 4G pois já possui muitas faixas de frequência liberadas.
Além disso, Paulo Bernardo afirmou que acredita que a chegada do 4G na cidade paranaense se deve a um acordo entre a Claro e a prefeitura local, para acelerar o processo. A Claro, por sua vez, segura o jogo e afirma não ter informações sobre o lançamento do 4G em Curitiba.


www.ecaracas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário