quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Conceito de sedã Hyundai HCD-14 prevê interação por comandos gestuais


Durante o Salão de Detroit, a Hyundai apresentou um carro conceitual com uma proposta interessante: o veículo foi desenvolvido para interagir com o motorista a partir de comandos gestuais. No HDC-14, basta ao motorista mover a mão em frente aos controles de ar condicionado para que a ventilação acelere, por exemplo.
Tecnologia de comandos por gestos poderá aparecer em próximos sedãs de luxo da Hyundai (Foto: Reprodução)Tecnologia de comandos por gestos poderá aparecer em próximos sedãs de luxo da Hyundai (Foto: Reprodução)Motorista pode interagir com o carro apenas movendo os olhos e fazendo gestos (Foto: Reprodução)Motorista pode interagir com o carro apenas movendo os olhos e fazendo gestos (Foto: Reprodução)
O sistema funciona a partir de um par de câmeras, montadas no volante do carro, que seguem os movimentos dos olhos do motorista. Elas identificam que o condutor está olhando para algum ponto específico do painel, como controle do ar condicionado, central de informações e entretenimento, ou GPS, por exemplo. Depois disso, um conjunto de sensores de movimento é ativado. Aí basta ao motorista fazer o gesto referente ao comando desejado em frente ao dispositivo de interesse que o carro responderá.
Diante dos sensores, o motorista pode fazer gestos como rodar os dedos, para aumentar ou diminuir o volume do som, levantar a mão para melhorar a ventilação, correr a mão da direita para a esquerda para mudar a página da central de informações digital do console, dentre outros. A semelhança não é pequena com o Kinect da Microsoft.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa sueca Tobii, que recentemente lançou um sistema que permite a usuários comandar o Windows 8 apenas com o movimento dos olhos. Ainda conceitual, o HDC-14 tem linhas difíceis de serem vistas nas ruas, como grade frontal muito alta, mas especula-se que a tecnologia de interação gestual e um design próximo ao apresentado em Detroit esteja na próxima geração dos sedãs de luxo da Hyundai, que competem diretamente com os pesos pesados de Audi, BMW e Mercedes.
www.ecaracas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário