segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Saiba como usar o Instagram a favor da sua marca ou empresa


Instagram
As redes sociais se tornaram ferramentas importantes e poderosas para ajudar as marcas a ganhar mais visibilidade e se aproximar de seu público alvo, algo que, se bem trabalhado, pode ser convertido em números positivos para seu negócio.
O Facebook e o Twitter sempre são lembrados quando falamos em divulgação de marcas, mas você já parou para pensar como o Instagram pode ajudar em sua estratégia de marketing digital?
A rede social de compartilhamento de imagens divulgou recentemente que possui 90 milhões de usuários ativos, que enviam cerca de 40 milhões de fotos por dia, geram 8.500 'likes' e mil comentários novos a cada segundo. Sem dúvidas uma ferramenta dessas não pode ser ignorada quando o assunto é divulgação.
Confira algumas dicas que reunimos para reforçar e chamar a atenção das pessoas para a presença da sua marca no Instagram:

Defina a personalidade da sua marca

Os usuários do Instagram são, basicamente, jovens adeptos da tecnologia - já que é necessário possuir um smartphone para publicar no serviço - e que também gostam muito de fotografia e de seguir tendências. Pensando nisso, é importante definir o perfil da sua empresa e o que ela pretende transmitir aos seus clientes. Lembre-se que no Instagram uma imagem vale mais do que mil palavras. Com uma personalidade bem definida, é muito mais fácil tornar a marca uma referência para os usuários. Lembre-se também de traçar uma estratégia para atingir o objetivo desejado.

Use as imagens para contar histórias

starbucks no instagram
Com a personalidade da marca previamente bem definida, basta explorar o poder das imagens a favor da sua marca. Lembrando que ninguém gosta de ver apenas propaganda direta de uma marca nas redes sociais, é preciso ter algo que envolva os consumidores e os faça querer compartilhar aquele conteúdo. Por isso, o ideal é utilizar as fotografias para contar histórias relacionadas ao produto ou serviço que você oferece. Situações do dia a dia são sempre bem aceitas, pois além de criar uma proximidade com os usuários, geralmente elas não "empurram" a marca para eles de maneira agressiva.

Interação com os consumidores

Assim como acontece nas demais mídias sociais, devemos explorar a interatividade no Instagram. É interessante despertar o engajamento dos usuários, criando formas criativas e diferentes de interação e proximidade com a marca. Algumas marcas conhecidas costumam divulgar fotos tiradas pelos consumidores usando seus produtos, por exemplo, e essa é uma maneira interessante de fazer com que os próprios usuários divulguem a marca.

Uso consciente das Hashtags

#instagram
Assim como acontece no Twitter, é preciso atenção na hora de usar as famosas #hashtags. Criar uma #hashtag própria de sua marca pode ser uma boa maneira de criar campanhas e reforçar a presença na rede social, mas sem exageros, para não se tornar algo chato, já que o foco do Instagram são as imagens.
Leia também: Como usar hashtags no Twitter para impulsionar os negócios

A maioria das fotos se divide em duas categorias: belas imagens ou humor

Essa dica veio do pessoal do site Social Media Today e merece entrar na nossa lista. Basta lembrar das imagens que mais chamaram a sua atenção no Instagram recentemente para notar que, na maioria das vezes, elas fazem parte de uma das duas categorias citadas: humor ou belas imagens.
Em geral, uma foto com tom humorístico não precisa necessariamente ser bonita. A maioria dos usuários não posta fotos aleatoriamente no Instagram, elas escolhem aquilo que desejam transmitir em determinado momento, e com as marcas não pode ser diferente. É preciso restringir as fotos postadas de acordo com o valor que deseja agregar à marca, como diversão, estilo de vida etc.

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