terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Próxima versão do Ubuntu vai enviar dados de geolocalização para a Canonical


ubuntu
Depois de gerar polêmica com a busca online que foi incorporada recentemente ao Unity, a próxima versão do Ubuntu a ser lançada pode aumentar ainda mais o debate sobre privacidade do usuário. Isso porque o Ubuntu 13.04 vai enviar dados de geolocalização do usuário para a Canonical.
Por padrão, a opção de busca online por meio do Dash vem ativa e o usuário deve desativá-la após a instalação, caso não queira que suas buscas no sistema levem-no para resultados da web. Por exemplo, com a opção ativa, caso realize uma busca por determinado filme entre seus arquivos, você também vai receber propagandas de venda desse filme em alguns sites da web.
Agora, um documento publicado na Wiki do Ubuntu e divulgado pela Softpedia descreve como vai funcionar a nova busca na versão 13.04 do sistema operacional. O projeto, chamado de '100 Scopes', mantém a opção de desativar qualquer conteúdo online no Dash, porém ele também diz que dados relevantes podem ser enviados para o servidor da Canonical.
O documento descreve com muita riqueza de detalhes o processo de envio de dados, mas o que realmente chama a atenção é o envio de informações de geolocalização. A ideia é ajudar a filtrar as buscas em sites de compra, por exemplo, de acordo com o país onde o usuário está localizado.
A Canonical faz questão de ressaltar que esses dados não serão divulgados para empresas de terceiros e também que serão tratados com o máximo cuidado.

www.ecaracas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário