quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Malware disfarçado de antivírus gratuito se espalha pelo Brasil


malware
Um novo Trojan bancário está circulando pelos e-mails dos brasileiros, e ele vem disfarçado de "herói", pois aparece na mensagem como se fosse um antivírus gratuito da Avast. O malware foi escrito em Delphi, possui apenas 386 Kb e está sendo disseminado via e-mail.
Além de se instalar no computador do usuário, o malware ainda tenta apagar o programa de segurança legítimo da máquina. Se a vítima clicar no ícone do falso antivírus que aparece na bandeja do sistema após o download do arquivo do e-mail, receberá a seguinte mensagem:
Malware disfarçado de antivírus da Avast
Quem anunciou a nova descoberta foi Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe global de analistas e pesquisadores de malware para América Latina da Kaspersky Lab, por meio do site SecureList.
Os cibercriminosos adotam esse método de "esconder" malwares nesse sistema porque, segundo o Google Trends, o Avast é o antivírus mais popular no Brasil. Sem contar que as pessoas estão mais propensas a não querer pagar por algum aplicativo quando existe uma versão gratuita dele, e os golpistas se aproveitam disso. Para ter uma ideia, uma pesquisa recente mostrou que quase 70% dos usuários preferem não pagar por proteção online.

www.ecaracas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário