terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Ultra X8600, o Ultrabook de configuração forte e preço acessível da Positivo



Positivo Ultra X8600
Amados por alguns e odiados por muitos, os Ultrabooks batalham por um lugar ao sol e pela preferência do público. Os primeiros modelos acabaram desagradando a muitos usuários não por não serem atraentes, mas por trazerem especificações fracas demais para serem considerados "ultrarrápidos" - ainda mais pelos preços bastante salgados cobrados pelos fabricantes.
Com o tempo, as fabricantes foram se adaptando ao mercado e começaram a aperfeiçoar os novos lançamentos não só com um preço mais acessível, mas também com uma configuração que não deixa a desejar em tarefas um pouco mais pesadas. Este é o caso do Positivo Ultra 8600 que chegou para testes aqui no Canaltech, oferecendo uma configuração bastante poderosa para a sua categoria.
Um ponto que chama a atenção é que nenhuma das conexões necessita de adaptador como estamos acostumados, já que, por ter uma espessura de 1,9 cm, há espaço até mesmo para a RJ-45 para conexão com a internet. Outro ponto que pode desagradar a muitos é que a Positivo removeu a saída VGA (D-SUB) - mas nós não consideramos um problema, afinal, quem compra um ultrabook acabará usando apenas a HDMI, e a velha saída analógica está finalmente ganhando uma aposentadoria.
Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600 Positivo Ultra X8600
Positivo Ultra X8600
Positivo Ultra X8600 slideshow lupa
As outras conexões incluem 2 portas USB 3.0 e uma 2.0, um leitor múltiplo de cartões SD e um combo de entrada de fone de ouvido/saída de microfone. Na área do teclado temos uma superfície customizada bastante atraente, além de desenhos indicativos para cada uma das conexões laterais. O teclado é bastante confortável para digitação, mas o touchpad ficou muito abaixo do esperado, pois além de desperdiçar um espaço enorme devido aos botões, eles são surpreendentemente duros.
As especificações não chegam a agradar os entusiastas de desempenho, mas estão acima do que costumamos ver na maioria dos Ultrabooks: processador Intel Core i5 de terceira geração, 8 GB de memória RAM e HD de 500 GB com 30 GB de cache SSD com o Intel Smart Response. É uma configuração equilibrada e poderosa para essa categoria de computadores. 
Alcançando o resultado de 4285 pontos no PCMark 7 e 604 pontos no 3DMark 11, podemos afimar que o X8600 da Positivo cumpre com folga as tarefas que esperaríamos de um Ultrabook: inicialização rápida (menos de 10 segundos), abertura rápida de programas, navegação na internet sem atrasos e edição de textos com bastante eficiência.
3dmark 11
Naturalmente a pontuação do 3DMark 11 está longe da ideal, sendo o suficiente para visualizar vídeos em alta definição e edição simples de imagens, mas nada de jogos. Com o Intel HD 4000 sendo responsável por todo o processamento gráfico, não esperávamos nada próximo ao desempenho de uma placa de vídeo dedicada, mesmo porque não é este o objetivo do Ultrabook em questão. De qualquer forma, o vídeo oferecido é capaz de agradar a maioria dos usuários que executem tarefas normais.

Conclusão

Disponível no Brasil por cerca de R$ 2400, o Positivo Ultra X8600 traz uma excelente relação custo-benefício para quem deseja comprar o seu primeiro Ultrabook. O visual estilizado pode até não agradar alguns, mas foge do visual sem graça de boa parte dos modelos de entrada. Não é fino a ponto de ser surpreendente, mas em compensação oferece uma resistência mecânica superior.
touchpad extremamente duro é a sua maior falha, a ponto de termos que olhar para o botão e apertá-lo com força para conseguir um simples clique. Outro ponto é a baixa resolução de tela (1366x768) para um modelo de 14 polegadas, um detalhe que muitos OEMs falham ao fabricar um modelo cheio de estilo mas com uma baixíssima densidade de pixels, comprometendo severamente a experiência de uso.
Vantagens
  • Preço acessível
  • Configuração forte para a categoria
  • Visual estilizado
  • Não é necessário utilizar adaptador em nenhuma conexão
Desvantagens
  • Botões do touchpad impressionantemente duros e pouco práticos, além de cobrir uma grande parte da área sensível ao toque
  • Tela com baixa densidade de pixels para cobrir 14 polegadas


www.ecaracas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário