segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Smartphones com Android fazem iPhone "comer poeira" no Brasil, diz estudo

Apple e Google se enfrentam em concorrência acirrada nos Estados Unidos, mas Android domina vendas no Brasil, beneficiado pelo preço baixo dos aparelhos

    eCaracas mega store

O sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, teve participação de 56,7% nas vendas de smartphones no Brasil entre os meses de agosto, setembro e outubro, de acordo com novo estudo da consultoria Kantar Worldpanel ComTech, divulgado nesta terça-feira (27). Já o iPhone , maior rival do Android, "come poeira" no Brasil, com uma fatia de apenas 0,4% das vendas no mesmo período.


O estudo da Kantar também mostra a evolução das vendas dos smartphones com sistema Android no Brasil. Em outubro de 2011, o Android era o segundo colocado no ranking de sistemas operacionais da Kantar, com 25,6% das vendas. (O estudo da Kantar analisa as vendas realizadas no período indicado e não considera a base instalada de aparelhos que adotam os dois sistemas no Brasil.)
O primeiro colocado do ranking da Kantar em outubro do ano passado era o Symbian , sistema operacional presente em smartphones da Nokia, que detinha 51,3% do mercado. Em outubro deste ano, após queda de 19,8 pontos percentuais, os aparelhos com Symbian representam 31,5% das vendas de smartphones no Brasil.
Além do Brasil, o Android também apresenta participação de mercado de mais de 50% em outros países como Alemanha, Austrália, China, Espanha, França e Itália. Nos Estados Unidos, a Apple tem 48,1% das vendas, de acordo com a Kantar, superando o Android nas últimas semanas, que agora tem 46,7% do mercado.
Um dos fatores que impulsionam o sucesso da plataforma no Brasil é a variedade de preços: o Android está presente tanto em aparelhos básicos com acesso a internet como em produtos "topo de linha", que concorrem diretamente com o iPhone. Confira abaixo alguns smartphones com o sistema Android à venda no Brasil:

Sony Xperia P custa R$ 1.400 e conta com tela de 4 polegadas que facilita a leitura sob luz solar. 
 
Menor que BlackBerry e Bada
De acordo com os dados da Kantar, a fatia de mercado atual da Apple no Brasil é a menor entre todos os outros sistemas operacionais, mesmo aqueles que estão em declínio. O Bada , sistema operacional proprietário desenvolvido pela Samsung, estava presente em 0,7% dos smartphones vendidos em outubro de 2012 - apesar de a empresa não ter lançado nenhum aparelho da linha Wave recentemente no Brasil.
A Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones Blackberry, detém 2,7% das vendas de smartphones, sendo que sua participação caiu seis pontos percentuais em relação a outubro do ano passado, em virtude da crise pela qual a empresa passa . O sistema operacional Windows (que inclui o Windows Mobile e o mais recente Windows Phone ) representa 4% do mercado brasileiro de smartphones, com queda de cerca de um ponto percentual em um ano.

0 comentários:

Postar um comentário